Construção ou reforma de casa: 12 mitos e verdades da obra
Qualquer tipo de obra, seja a construção ou a reforma de uma casa, é composta por muitos detalhes e etapas, não é mesmo? É um processo bem complexo, que envolve alvenaria, elétrica, hidráulica, pintura e muito mais.
Por conta dessa complexidade, muitas questões foram surgindo ao longo do tempo, cujas respostas, por vezes, se tornaram senso comum ou ditos populares. Você provavelmente já ouviu algo como: “Pintar as paredes da cozinha é anti-higiênico”, “Sempre compre pisos a mais”, “Contratar um arquiteto é luxo”, né?
Pois bem, você sabia que algumas dessas afirmações não passam de lendas urbanas? Para desmistificar alguns desses paradigmas, preparamos um exercício de verdadeiro ou falso sobre construções e reformas residenciais. Confira!
12 mitos e verdades sobre obras
Quem já investiu em um projeto de reforma sabe a quantidade de coisas que precisam de atenção. E, em meio a essa miríade de detalhes, surgem algumas frases feitas que, por vezes, criam barreiras ou empecilhos para a sua obra.
Agora, será que todas elas são verdadeiras? Como diferenciar aquelas que têm um fundo de verdade das que são totalmente equivocadas? Vem com a gente para descobrir a resposta:
1. Paredes mais grossas são mais resistentes
MITO. O que define a firmeza e a resistência de uma parede não é sua espessura, mas sim um conjunto de coisas.
Do material base à altura, do tipo construtivo à densidade, tudo pode influenciar. E só um profissional poderá te indicar a “fórmula ideal” para ter o melhor desempenho com o mínimo de esforço e desperdício.
2. Pintar as paredes da cozinha é anti-higiênico
MITO. Uma cozinha revestida de azulejo facilita a limpeza. No entanto, uma cozinha sem revestimentos cerâmicos, pintada com tinta, não é anti-higiênica.
Existem, inclusive, diversas opções de tintas super laváveis no mercado. Elas são mais resistentes à limpeza e mais adequadas para ambientes de alta umidade.
Você também pode unir os dois mundos, revestindo apenas a parede do fogão, que costuma sujar mais, e pintando as outras. Isso te dá uma maior flexibilidade na personalização do ambiente, além de ser mais econômico.
3. Algumas paredes não podem ser derrubadas
VERDADE. As chamadas paredes estruturais, que dão sustentação para a laje de concreto ou para os andares superiores, não podem ser demolidas. Caso isso aconteça, a integridade estrutural da casa ficará comprometida.
Paredes com tubulações hidráulicas (encanamento do banheiro, por exemplo) e fiação elétrica também são casos complicados. Derrubá-las exige um trabalho exaustivo para contornar ou redirecionar todas essas instalações.
Para evitar qualquer perrengue, cheque o projeto estrutural, elétrico e hidráulico da casa, e utilize-o como guia para planejar sua reforma.
4. Revestimentos são uma solução para paredes com umidade
MITO. Esconder o problema não vai resolvê-lo. Na verdade, pode até ser um desperdício de tempo e dinheiro.
A origem desse problema, muito provavelmente, é uma infiltração ou um vazamento. Se não for resolvido, ele vai continuar a umedecer a parede, podendo levar ao estufamento, descolamento e até queda do azulejo recém-instalado.
5. Trincas e rachaduras precisam apenas de reboco e pintura
MITO. Toda trinca indica um rompimento da estrutura e serve como sinal de alerta para um problema mais profundo que precisa ser solucionado. Isso significa que não adianta só passar uma camada de massa corrida, pintar e está resolvido.
6. É importante comprar pisos e revestimentos com sobra
VERDADE. Os revestimentos são produzidos em lotes e podem existir variações de cor entre uma remessa e outra.
Para que a reforma da sua casa possa ter pisos e revestimentos em todas as áreas planejadas, é aconselhável ter uma reserva. A dica é sempre comprar uma quantia de 10% a 15% maior do que você precisa.
Assim, suas superfícies ficarão uniformes e do jeito que você pensou, mesmo que algumas peças sejam cortadas, descartadas ou quebrem.
7. O entulho da reforma pode ser descartado no lixo comum
MITO. Os resíduos e entulhos que sobram da reforma de casa ou qualquer outra obra devem ser descartados no lugar adequado. Aquelas caçambas de metal, disponibilizadas por algumas prefeituras em locais públicos ou encontradas para aluguel, servem para garantir o descarte correto desses materiais.
Também é importante pontuar que cada cidade possui suas legislações próprias para esse descarte, que valem para obras de grande porte e pequenas reformas. Então, antes de se livrar do entulho, vale verificar nos sites oficiais da prefeitura os locais indicados para isso, evitando multas e problemas.
8. Contratar um arquiteto ou engenheiro é luxo
MITO. Um dos maiores mitos que gira em torno da Arquitetura e da Engenharia é que a contratação desses profissionais é algo dispensável, um luxo.
Mas, a verdade é que uma assistência especializada e um projeto bem elaborado são importantíssimos para qualquer tipo de construção ou reforma residencial.
Com o auxílio desses dois profissionais, você vai conseguir otimizar o tempo da obra, controlar melhor os gastos e organizar o canteiro de obras. Além disso, eles também ficam encarregados de guiar a equipe, reduzir desperdícios, tomar decisões mais assertivas e vantajosas, e supervisionar todas as etapas da obra.
9. Lâmpada de LED ajuda a economizar energia
VERDADE. As lâmpadas de LED consomem bem menos energia que as fluorescentes ou incandescentes. Por mais que exijam um investimento inicial um pouco maior, a economia a médio e longo prazos será significativa.
10. É possível construir ou reformar sem um projeto
DEPENDE. Se a sua reforma for só decorativa, como pintar uma parede, por exemplo, é tranquilo fazer isso sem um projeto. Aliás, você pode tornar essa uma atividade em família, ao melhor estilo Faça-você-mesmo.
No entanto, se a sua reforma envolver mudanças mais complexas e estruturais (basicamente, qualquer ajuste digno de poeira), um projeto é fundamental. Não só para garantir uma execução segura e de qualidade, mas também para economizar.
11. “O barato sempre sai mais caro”
DEPENDE. Investir em materiais de baixa qualidade só porque são mais baratos pode, de fato, trazer problemas no futuro. Isso porque você pode ser obrigado a gastar mais com consertos e reformas imprevistas.
Por outro lado, também é importante saber economizar para trabalhar dentro do orçamento. Buscar um fornecedor com preços competitivos, prestadores de serviços com boas referências e priorizar o melhor custo-benefício são algumas estratégias eficientes para redução de custos.
12. É impossível fazer reforma sem dor de cabeça
DEPENDE. A reforma de casa é, sem dúvidas, um desafio. Se mal planejada, ela pode trazer mais desgostos do que alegrias.
Entretanto, ela não precisa ser só motivo de estresse, quebra-quebra e bagunça. Com um profissional ao seu lado, materiais de qualidade, um pouco de paciência e jogo de cintura, sua reforma vai sair do papel tranquilamente.
Construção ou reforma residencial é com o Toca Obra!
Para um projeto de reforma ou para uma construção bem-sucedida, com materiais de qualidade e economia garantida, conte com o Toca Obra!
Aqui você encontra tudo que precisa! Desde materiais de construção até ferramentas, pisos, revestimentos e itens de banheiro.
Quer garantir todos os materiais necessários para a construção ou reforma da sua casa? Acesse nosso site e confira nosso catálogo completo de produtos!